DESDE 1997

Atendimento

  11 4224-5909
Whatsapp: 11 98953-6799

De segunda a quinta das 9:00 às 18:00
 sexta das 9:00 às 17:00

O que é um sensor magnético?

 

O Sensor magnético, conhecido também como sensor fim de curso, é composto por duas partes, sendo uma delas o sensor magnético em sí e a outra parte composta por um imã.

 

A sua instalação é efetuada posicionando o sensor em uma superfície na qual haverá uma movimentação em uma da partes, sendo que o sensor magnético deve ser instalado em uma parte fixa e o imã em uma parte móvel. Quando o imã é aproximado do sensor, ele muda o status abrindo ou fechando o circuito no qual esle está ligado.

Existem basicamente sensores magnéticos de embutir e de sobrepor, no qual o primeiro é embutido em um furo, encaixando o sensor no mesmo de maneira que ele não fique exposto, fazendo o mesmo procedimento com o imã de maneira que ele se alinhe com o sensor magnético quando houver a aproximação dos objetos. Já o segundo, é colado com fita dupla face ou parafusado sobre uma superfície, sendo que o sensor deverá ser fixado na parte fixa e o imã na parte que haverá movimento.

 

Sua função é a de informar ao circuito a posição de um objeto em que o imã foi instalado, no qual ao se aproximar do sensor, vai acionar o sensor, que vai fechar ou abrir o contato elétrico.

 

Por não haver contato físico para que o sensor magnético funcione e este seja acionado apenas pela proximidade de um imã, este tipo de sensor oferece diversas vantagens por não existir desgaste físico ou peças móveis aparentes, permitindo um funcionamento por milhões de vezes, dependendo das condições técnicas em que o sensor está submetido.

 

 

 

 

 

 

Athina Indústria Industria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda.

 

Todos os direitos reservados